Apacn – Apoio à criança com câncer lança livro sobre tratamento do câncer infantojuvenil.

O livro foi feito com a participação de 41 crianças e adolescentes acolhidas pela instituição, com seus desenhos e depoimentos e com uma linguagem de criança para criança para relatar todas as fases do tratamento.

 

No próximo dia 10 de outubro, às 19 horas, no Salão Rosa do Clube Curitibano, acontece o lançamento do livro da Apacn: “Entendendo nosso tratamento: de criança para criança”, para convidados e, para quem comparecer, ganha um exemplar do livro.

 

O projeto iniciou no fim de 2018, pela equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicóloga, assistente social da Apacn e professora do Programa de Escolarização Hospitalar, com base em relatos feitos pelas crianças e adolescentes participantes, que são os personagens reais, desde o diagnóstico da doença, sequência do tratamento e ‘termos’  corriqueiros ouvidos durante o tratamento, para serem abordados e lançados na obra. 

 

Estes escolheram suas próprias ‘falas’ e seus próprios desenhos e também participaram da compilação dos termos utilizados pelos médicos para, através da sua própria linguagem, elucidar para melhor compreensão e entendimento dos leitores.

 

Como foi estruturado e planejado com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que prevê direito a educação, saúde e lazer, percebeu-se que as ‘falas’ dos personagens reais lançadas na obra, ajudarão outras crianças, adolescentes e famílias a compreender melhor a doença e o tratamento e a esclarecer termos médicos, que não são entendidos, principalmente para quem inicia o tratamento.

 

Mascote:

 

A convite da equipe idealizadora, foi criado pela Artista Plástica Mariza Del Claro, voluntária e Presidente da Apacn um mascote, cuja escolha das crianças foi um papagaio, chamado “Hulqui”. O nome também foi escolhido por elas.

 

A justificativa pela escolha do papagaio foi por ser uma ave que fala como eles e também porque transmitiria as expressões e relatos de maneira lúdica.

 

Quanto ao nome, foi uma junção do nome de um super-herói da cor verde como o papagaio e por ser forte e corajoso como os pacientes em tratamento do câncer, com o nome de um dos procedimentos mais comuns no tratamento que é a quimioterapia.

 

Evento e sessão de autógrafos:

 

No evento haverá sessão de autógrafos com algumas crianças presentes que participaram do projeto, além de uma apresentação de fantoches e coquetel. Cada convidado que comparecer ganhará um exemplar do livro.

 

Sobre a Apacn: 

 

Instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, criada em 1983 para atender gratuitamente crianças e adolescentes com câncer de todo o Brasil, que realizam o tratamento em Curitiba. Unidades de acolhimento, atendimento e pesquisas: Casa de Apoio, Ambulatório Menino Jesus de Praga e Centro de Pesquisas (CEGEMPAC). A APACN é auditada pela KPMG. www.apacn.org.br

Personagens para entrevistas:

Mariza Del Claro: artista plástica criadora do mascote, voluntária e Presidente da APACN

Juliana de F. A. Umada da Fonseca: Professora do Programa de Escolarização Hospitalar

Cristiana Trevisan costa: nutricionista da Apacn

Micheli Soecki: Psicóloga da Apacn

Serviço:

Evento de lançamento do livro da Apacn: 

“ENTENDENDO NOSSO TRATAMENTO DE CRIANÇA PARA CRIANÇA”

10 de outubro de 2019, às 19h30 no Salão Rosa do Clube Curitibano na Av. Pres. Getúlio Vargas, 2.857 Água Verde – Curitiba PR

Assessoria de Comunicação da Apacn

comunicacao@apacn.org.br

(41) 9 9934 5227 Whats | (41) 3024 7475 ramal 7374 

www.apacn.org.br  | www.facebook.com/APACNParana