Diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil significa mais de 70% de chances de cura

Será a décima segunda edição da campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), promovida pela Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN), com ações para alertar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A incidência de casos de câncer infantojuvenil é hoje uma das principais causas de morte na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam de 4.700 a 19.000 novos casos por ano, porém apenas 3.040 são registrados. Apenas em 2012 surgiram cerca de 11.530 novos casos. Entretanto, a observação de alguns sintomas e a procura imediata de um especialista pode contribuir para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

Crianças

De acordo com o Médico Lisandro Lima Ribeiro, Hematologista e Oncologista Pediátrico dos Serviços de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas e do Hospital Nossa Senhora das Graças, quanto mais tempo se leva para iniciar o tratamento, mais o organismo fica vulnerável a complicações. “Neoplasias com muito tempo de evolução apresentam complicações que podem ser irreversíveis. Quando o diagnóstico é feito em tempo, mais de 70% das crianças com câncer são curadas”, afirma.

Alguns sinais podem ajudar a identificar que algo não vai bem com a criança. Ainda de acordo com a médica, palidez, aumento do volume das ínguas (gânglios), dores ósseas de grande intensidade, mancha branca na menina dos olhos, além de manchas roxas pelo corpo e sangramento nasal podem ser indicadores da doença. O surgimento de qualquer um deles deve ser levado em consideração e avaliado por um médico especialista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais breve possível.

De acordo com a voluntária e Presidente da APACN, Mariza Del Claro, na Casa de Apoio da instituição, que é o local onde as crianças permanecem com seus acompanhantes durante o tratamento acontecem vários casos de sucesso porque a criança foi diagnosticada logo no início. “É por isso que todos os anos, realizamos a campanha do DNCCI porque queremos uma população cada vez mais esclarecida sobre o assunto”, reforça.

DNCCI

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil é no dia 23 de novembro, e a APACN realiza pelo décimo segundo ano consecutivo, uma programação com ações nos dias 20 e 22 de novembro.

Linha do Tempo

O DNCCI surgiu por iniciativa da APACN que enviou um projeto à Brasília, para criação de uma lei, para oficializar uma data ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI). No dia 4 de abril de 2008, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promulgou a Lei 11.650 instituindo o dia 23 de Novembro para celebrar o DNCCI.

Apoiadores da Edição 2016

Alguns artistas,e personalidades de destaque estarão vestindo a camiseta tema do DNCCI para registrar em suas redes sociais seus apoios à campanha.

Camiseta tema DNCCI 2016

A camiseta está à venda com o valor de R$ 35, e já é um sucesso de vendas. A arrecadação será destinada para a APACN. Os contatos para adquirir são:
(41) 3024 7475 de segunda à sexta em horário comercial
eventos@apacn.org.br
facebook.com/APACNParana

Agenda de ações

Duas ações alusivas abertas ao público serão realizadas, seguindo a programação: INTERVENÇÃO URBANA
Data: 20/11/2016 (domingo)
Horário: 11 às 17 horas
Local: Rota de restaurantes de Santa Felicidade
Ações:
Atividades lúdicas e recreativas para crianças;
Distribuição de cartilhas sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil;
Tenda com equipes de saúde: Diagnóstico Precoce e Doação de Medula;
Venda de camiseta tema da campanha.

MISSA
Data: 22/11/2016 (terça-feira)
Horário: 12 horas
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
Endereço: Praça Senador Correia, 128 – Centro Curitiba PR
Transmissão ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação

Todos podem participar adquirindo a camiseta, participando das ações agendadas (intervenção urbana e missa), postando em suas redes sociais com as #DNCCI #APACN #euapoioDNCCI #umavidanormalDNCCI .
Patrocinio: Banco do Brasil
Realização: APACN
Apoio:
ACISF – Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade
Fecomércio PR Sesc Senac IFPD
ACP – Associação Comercial do Paraná
Clube da Alice
Câmara da Mulher Empreendedora Fecomércio PR
Heads
Arteiros
LIGH – UFPR
Efeito de Magia
Rede Evangelizar de Comunicação
Lya Uba Fotógrafa
Rodonaves