Tratamento

O câncer infantil é uma doença que tem grandes chances de cura quando diagnosticada precocemente. Segundo a Dra. Mara Albonei Pianovski, cancerologista responsável pelo ambulatório da APACN, quanto mais tempo se perde para iniciar o tratamento, mais tempo o organismo é agredido pela doença, mas , quando o diagnóstico é feito a tempo, mais de 70% das crianças são curadas.

É importante ressaltar que existem diferenças entre o câncer adulto e o câncer infantil. Em muitas situações o câncer adulto pode ser prevenido, como por exemplo, ao se evitar a exposição ao sol em horários de risco e não fumar. Com relação à criança, não existe forma de evita o câncer, mas existem formas de detectar a doença em sua fase inicial. As diferenças continuam na hora do tratamento, o infantil é mais intensivo, mas tem maiores chances de recuperação.

Além disso, parte importante no processo de cura do câncer se inicia após a quimioterapia, radioterapia e/ou outros métodos de tratamento. Terapeutas afirmam que nessa fase os pacientes precisam de apoio e amparo para entender e vencer a doença.

A APACN propicia esse ambiente, voltado tanto ao equilíbrio físico quanto ao emocional de cada paciente que hospeda, por ter o compromisso e a consciência de que a solidariedade e o calor humano são fundamentais. Por isso, várias crianças e adolescentes passam diariamente pela instituição.

 

Quais são os tipos de câncer mais freqüentes em crianças?

As neoplasias mais freqüentes entre crianças e adolescentes são as leucemias (glóbulos brancos), tumores no sistema central e os linfomas (sistema linfático).

 

Em qual idade a doença costuma se manifestar?

A maioria dos casos é diagnosticado em crianças entre 2 e 4 anos.

 

Como eu posso detectar os sintomas de Leucemia?

Alguns sintomas presentes em doenças de menor gravidade podem ser confundidos com a Leucemia.
Exemplos:

  • Palidez excessiva que pode ser um sintoma de anemia por deficiência nutricional.
  • Aumento do volume de ínguas, que também ocorre como resposta normal do organismo a infecções.
  • Dores ósseas que podem estar associadas ao crescimento.

Outros sintomas presentes no diagnóstico de Leucemia são:

  • Dores abdominais
  • Tosse persistente
  • Manchas roxas pelo corpo
  • Sangramento Nasal

 

Como eu posso detectar o retinoblastoma?

O Retinoblastoma é um tipo de Câncer muito comum em crianças que pode ser detectado por pais e médicos. Os sintomas são:
Reflexo pupilar, conhecido popularmente como olho de gato. Normalmente quando direcionamos a luz para os olhos de uma criança a pupila fica vermelha devido ao sangue dos vasos que se localizam no fundo do olho. No olho com retinoblastoma , a pupila pode ter aspecto branco ou rosa. Isso é facilmente percebido quando tiramos uma foto com flash e o olho fica branco.
Outros sintomas são:

  • Dor nos olhos
  • Sangramento na parte anterior dos olhos
  • Cor diferente em cada íris

 

Como eu posso detectar outros tipos de tumores?

  • Tumores sólidos podem se manifestar pela formação de massa, podendo se tornar visíveis causando dor nos membros. Um exemplo frequente é o ostessarcoma (tumor no osso que está em crescimento) comum em adolescentes.
  • Tumores no sistema nervoso central têm como sintomas dores de cabeça, vômitos, alterações motoras, alterações cognitivas e paralisia dos nervos.

 

MUITO IMPORTANTE:

Para saber se os sintomas estão associados a qualquer tipo de Câncer é fundamental que a criança seja avaliada por um médico, assim ele irá solicitar os exames necessários para validar o diagnóstico.